Petrópolis Convention e Visitors Bureau

o-que-fazer,atrativos,cultura

Casa de Petrópolis - Instituto de Cultura

Sediada no nº 716 da Rua Ipiranga, o imóvel que abriga a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura guarda um passado memorável. Sua construção começou em 1879. Seu proprietário, José Tavares Guerra, que havia passado seus anos de estudo na Europa, idealizou sua residência unindo a beleza dos estilos europeus com as modernidades que começavam a surgir no final do século XIX. Sua construção, executada pelo alemão Karl Spangenberger e feita com mão de obra de imigrantes, foi concluída em 1884. Seus jardins foram projetados pelo botânico Auguste Glaziou. Alguns anos depois a casa recebeu instalação de luz elétrica, sendo a primeira na cidade a possuir esse recurso.

O imóvel serviu como moradia da família até 1982. Em 1999 o local foi nomeado oficialmente como Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. A primeira exposição recebida aconteceu no jardim, “Escultura contemporânea no jardim de Glaziou” e no ano 2000 a Casa recebeu a exposição “Século das Mulheres”, onde 52 artistas plásticas contemporâneas, como Beatriz Milhazes, Djanira, Tomie Ohtake, Adriana Varejão, entre outras, exibiram suas obras no interior da Casa e no jardim. No mesmo ano o espaço foi aberto para a realização de concertos musicais, palestras e lançamento de livros.

Desde então, outras exposições aconteceram na Casa como a exposição de Escultura Contemporânea, de Arte Sacra, de Brinquedos Antigos, Objetos Século XIX, além de diversos eventos entre concertos, palestras e lançamento de livros, exibição de filmes, peças de teatro e também foi cenário de gravações de novelas e filmes.

Atualmente a Casa passa por um período de renovação. Sob nova gestão, o local recuperou seu nome como Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. Sem se restringir como espaço museológico ou galeria, a CPIC é um local onde se preserva a memória material e imaterial, contemplando visitas ao interior, exposições históricas, atividades culturais como concertos musicais, palestras e debates e local para exposições de artes plásticas, criando alternativa para a vida cultural da cidade.

Horário de funcionamento: Sex-Dom - 10:00 às 16:00

Localização E contatos

Av. Ipiranga, 716 - Centro, Petrópolis - RJ (Estacionamento rotativo no local)

site:https://culturacasadepetropolis.com.br/

Facebook:https://www.facebook.com/culturacasadepetropolis2

Instagram:https://www.instagram.com/culturacasadepetropolis/

siga-nos em nossas mídias sociais