PCVB

Version in English I

Petrópolis - RJ

Porque Petrópolis?

Petrópolis é uma referência nacional. Nenhuma outra cidade no país reúne características como história, cultura, moda, arquitetura, gastronomia, hotelaria, alta tecnologia e natureza concentradas em um só lugar.

Situada em plena Mata Atlântica, conquistou D. Pedro I, que projetou nestas terras sua residência de verão. Urbanizada por Júlio Frederico Koeler e construída por imigrantes de diversas nacionalidades, o município continuou recebendo Presidentes da República anualmente, na estação mais quente do ano, no luxuoso Palácio Rio Negro.

Deslumbrante e moderna, encantando aqueles que vem a passeio ou a trabalho nesta região, Petrópolis definitivamente é a cidade perfeita para os mais variados tipos de eventos e convenções, devido à posição estratégica, destacada por fatores econômicos e sociais.

O primeiro impacto ao chegar a Petrópolis, é avistar sua exuberante beleza natural que serve como rica paisagem de fundo para mansões neoclássicas, encantadores chalés, restaurantes, pousadas e hotéis aconchegantes, floriculturas, confeitarias, casas de chá, antiquários, lojas de cerâmica, artesanato e móveis, polo de modas, museus e refinada cultura, berço de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente.

O calendário cultural do município apresenta eventos para todas as idades, durante o ano inteiro, como: Bauernfest – Festa do Colono Alemão, Festivais de Inverno, Petrópolis Gourmet, Natal de Luz, Som e Cristal, Som e Luz, Serenata Imperial e Baile da Feliz Idade, além de variada programação no belíssimo Teatro D. Pedro.

A hospitalidade de Petrópolis é destaque em diversas publicações e associações, com hotéis e pousadas de charme incomparável, equipados com infraestrutura de qualidade para receber seminários, workshops, treinamentos e eventos de pequeno, médio e grande porte.

A proximidade com a capital do Estado (sendo apenas 1 hora de viagem), o agradável clima de montanha (809 metros acima do nível do mar) e as instituições de ensino e pesquisa de formação superior e referência científica, são algumas das inúmeras peculiaridades, que contribuem para o interesse de tantos organizadores que vem realizando expressivos acontecimentos na cidade.

O setor de casamentos vem se tornando relevante pelo aumento de realizações, já que Petrópolis oferece castelos, igrejas, hotéis e fazendas inspiradoras, servindo de cenário ideal para deslumbrantes cerimônias e festas de célebres noivos, que ganham páginas em colunas sociais de todo o Brasil.

Alta gastronomia, Chefes de renome internacional e produtos agrícolas de qualidade deram origem ao Vale dos Gourmets, fazendo da região, o 5º melhor polo gastronômico do Brasil, repleto de cheiros e sabores.

As diversas atrações e tipos de turismo no município são incontáveis e variadas. Uma vertente que merece destaque é o turismo de aventura, já que a maior área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou Parnaso localiza-se em Petrópolis, o que torna a cidade excelente para atividades como: caminhadas ecológicas, cavalgadas, voo livre, rapel, canyoning, escaladas, mountain bike, arvorismo, via ferrata e a imperdível travessia Petrópolis – Teresópolis. Localidades como Brejal, Taquaril, Araras, Vale do Cuiabá, Itaipava e outros, também apresentam ótimos produtos rurais e artesanato diferenciado.

Petrópolis é assim, fascinante, múltipla e inesquecível. Aqui, seus dias vão ficar na história...

+