PCVB

Version in English I

Palácio Sérgio Fadel - Prefeitura de Petrópolis

Voltar

Uma das mais antigas edificações da Avenida. Foi construída por Joaquim Antônio d’Araújo e Silva, o Visconde Silva, em 1872. Em maio de 1903 foi arrematada em leilão público pelo empresário carioca Cândido Gafreé. Quatro anos mais tarde foi vendida a Eduardo Guinle. Consta, desta época, 1907, sua primeira descrição registrada em cartório. Em janeiro de 1934, o imóvel foi vendido para a sociedade civil Instituto Social São José de Petrópolis, que ali permaneceria durante anos. De 1973 a 1984, pertenceu a Eduardo Antônio Simão, quando foi comprada para servir de sede administrativa da Companhia Industrial Santa Matilde. Em 1994, a Prefeitura de Petrópolis adquiriu o imóvel em leilão público. Desde 1995 se transformou na sede do Poder Executivo.

Visitação: Externa

O Dr. Joaquim Antônio d’Araújo e Silva, era médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, formado em 1849, tendo dirigido o Hospício D. Pedro II e o Instituto Nacional de Oftalmologia. Em Petrópolis, presidiu a Sociedade Mantenedora do Hospital Santa Teresa.

Em 1872, requeria à Câmara Municipal que fosse marcado o alinhamento do terreno que comprara para a casa que pretendia construir na Rua Dom Afonso  (hoje Av. Koeler).

Ainda no início do século passado, o Presidente Campos Sales ali se hospedou e teve a idéia de adquirir o Palacete do Barão do Rio Negro (do outro lado da rua) para transformá-lo em residência de verão dos Presidentes da República.

Nos dias de hoje funciona como sede da Prefeitura Municipal de Petrópolis.