PCVB

Version in English I

Palácio de Cristal

Voltar

Visitação: Terça a domingo, de 09h às 18h. Entrada franca. Apresentações de danças folclóricas alemãs, aos sábados, a partir de 15h.

Sua estrutura pré-moldada em ferro foi encomendada a uma fundição francesa pelo Conde D’Eu, sendo montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Foi inaugurado em 1884 com a finalidade de abrigar as já tradicionais exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, que aconteciam em instalações provisórias no local. No Palácio, em abril de 1888, com a presença da Princesa Isabel foram libertados os últimos escravos de Petrópolis, em uma bela festa. Hoje recebe eventos culturais e exposições diversas.

Entrada franca 

Foi inaugurado em 1884 para abrigar exposições de flores, pássaros e produtos agrícolas. Sua estrutura pré-moldada, em ferro fundido, foi encomendada a uma fundição na França pelo Conde D`Eu, sendo montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Hoje recebe eventos culturais e exposições.

 A sua mais bela festa foi realizada no domingo de Páscoa de 1888, na qual a princesa Isabel junto a seus filhos, entregou cartas de alforria a escravos, a maioria indenizando os seus senhores com notável campanha desenvolvida na cidade.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da antiga Praça da Confluência.