PCVB

Version in English I

Mosteiro da Virgem - Igreja Consagrada Imaculada Conceição

Voltar

Visitação: Diariamente, de 8h às 18h. Tel: (24) 2242-2394. Missas de segunda a sábado às 7h e aos domingos às 10h30 (canto gregoriano)

Venda de produtos (chocolates, pães e biscoitos), de 8h às 18h, com solicitação na portaria do Convento. Entrada franca.

Abriga uma comunidade contemplativa de Beneditinas, que em 1939 instalou-se na Av. Ipiranga. A nova capela, inaugurada em 1989, possui estilo moderno onde se destacam: o painel representando Jesus Cristo Glorioso; uma rara imagem da Virgem Maria grávida; a “Menorah”, candelabro de bronze com sete braços - típico das Sinagogas- representando a plenitude.

Abriga uma comunidade contemplativa de Beneditinas, fundada em 1925, em Roma. Segue a regra de São Bento, pai dos Monges do Ocidente.

Após a morte de sua fundadora, a comunidade decide vir para o Brasil, em 1932. Foi transferida do Rio de Janeiro para Petrópolis em 1937, e em 1939 instalou-se na Av. Ipiranga. Em 1986, o Mosteiro recebe como doação, casa e terreno vizinho. Assim, a partir de 1987, começa a construção de uma nova igreja e a ampliação do Mosteiro. A bonita Igreja Consagrada Imaculada Conceição construída em estilo moderno, projetado pelo arquiteto e artista sacro Cláudio Pastro, teve a sua construção finalizada em 1989.

A seguir, em 1992, o restante da nova ala também é ampliado. Copa, cozinha, refeitório, enfermaria, e algumas “celas” (nome dado aos quartos nos mosteiros) foram construídos por meio de doações de entidades europeias e também de donativos de pessoas amigas.

Também há venda de produtos (chocolates, pães e biscoitos), das 8h às 18h, na portaria do Convento.