PCVB

Version in English I

Blog

voltar

Cozinha da Serra

23/10/2015

Uma das festas mais gostosas da Região Serrana está de volta, recheada de temperos da Serra. E não tem essa de guerra entre os chefs. Em Petrópolis, os chefs se uniram para fazer com que a Cozinha da Serra seja ainda mais conhecida e experimentada pelos verdadeiros amantes da boa culinária.

Por sua importância histórica e belas paisagens, Petrópolis atrai turistas durante o ano inteiro. Mas a gastronomia vem, ao longo de duas décadas, tornando-se cada vez mais um importante fator de atratividade para este destino turístico. Itaipava, por exemplo, representa o 5º maior pólo gastronômico brasileiro. A região é propícia pelo clima, pela água e pelos temperos especiais. Os produtos fresquinhos de sua área rural aliados à competência dos chefs que escolheram a região montanhosa e de clima ameno para estabelecerem seus restaurantes e bistrôs elevaram Petrópolis à categoria de um dos cinco melhores pólos gastronômicos do país.

Criado em 2001 por conhecedores da rica e variada gastronomia petropolitana, o Petrópolis Gourmet chega a sua XV edição. Os chefs de 57 restaurantes do Centro Histórico, Itaipava, Araras, Nogueira, Valparaíso e arredores, número considerado recorde nesta 15ª edição, serão desafiados a apresentar delícias da alta gastronomia inspiradas no tema “Cozinha da Serra”, com criações inéditas, podendo incluí-las, posteriormente, em seus cardápios fixos.

Ao longo desses 15 anos não faltaram homenagens a diversos países e regiões, mas em todos esses momentos de sucesso estavam presentes os ingredientes cultivados ou produzidos na serra petropolitana.

A Serra que encantou nossos Pedro I e II é prodiga em legumes, verduras, cogumelos, ervas finas, trutas, escargots, mel, pimenta, chocolate, cerveja, orgânicos, cultivados ou produzidos praticamente no quintal de onde os chefs, grandes alquimistas, transformarão esses insumos em deliciosos pratos, uma inesquecível experiência gastronômica rica em sabores, cores e aromas.

E para tornar ainda mais completa essa experiência, o público terá oportunidade de visitar os circuitos ecorrurais do Brejal, Taquaril, Secretário, Araras-Videiras e Bonfim, verificando in loco a cultura e produção desses alimentos que processados com o toque dos nossos renomados chefs chegam a mesa dos restaurantes participantes transformados no Menu elaborado especialmente para o XV Petrópolis Gourmet.

Huuumm… Já podemos começar a contar os dias e ficar com água na boca, vem muita coisa boa por aí!

Comentários