Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Conhecendo o Trono de Fátima

23/03/2017

O Brasil é bastante conhecido por seu turismo religioso e diversidade de religiões. A Quaresma (período que antecede a Páscoa) é marcada por visitas nestes pontos turísticos. Em Petrópolis, podemos citar o Trono de Fátima como exemplo.

http://migre.me/whZGW

Construção

Este monumento foi inaugurado em 12 de Outubro de 1947 pelo Frei José Pedreira de Castro. Conta-se que no dia da inauguração o céu estava lindo, com nuvens e um lindo arco-íris. A construção foi realizada mediante donativos populares e festas religiosas, em um trabalho que movimentou toda a comunidade. O projeto arquitetônico é de Heitor da Silva Costa, mesmo arquiteto do Cristo Redentor. A escultura veio da Itália.

A atração turística é majestosa, com 14 metros de altura. Na parte inferior do trono existe uma capela com um altar e as imagens de São José, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Fátima. A imagem de Nossa Senhora possui 3,5 metros de altura e 4 toneladas.

Simbolismos

Além de linda, podemos observar vários simbolismos na imagem. A escultura de Nossa Senhora é envolvida por sete colunas, representando os dons do Espírito Santo. Para ela tudo se converge: três degraus formando cada um deles um terço e os três em conjunto o Rosário, cinco colunetas douradas como suporte da imagem, recordando as cinco chagas de Cristo e os cincos mistérios de Maria.

O espaço também é dedicado aos fiéis que buscam a cura e a solução de problemas. Na Sala dos Milagres, são depositados partes do corpo humano em cera, como forma de agradecimento à cura alcançada. Os turistas também contam com uma lanchonete, loja de artesanato e produtos religiosos.

Localização

O Trono de Fátima está localizado no centro da cidade. Pela manhã, os raios de sol proporcionam um lindo espetáculo e do alto do trono é possível ver as belas cadeias de montanhas, o rio Piabanha e seus afluentes, a Catedral São Pedro de Alcântara e as principais igrejas da cidade.

Independente da religião e crença, vale a pena a visita. O local é lindo para fotografar e relaxar. Os horários para visitação são de segunda a sexta (08h às 17h) e finais de semana (08h às 18h) com entrada gratuita.

Endereço: Área de Proteção Ambiental da Região Serrana de Petrópolis (bairro Valparaíso).

Telefone: (24) 2242-0313

Ótimo fim de semana e até o próximo post!


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais