PCVB

Version in English I

Blog

voltar

Aniversário de Petrópolis

08/03/2017

Na próxima quinta-feira (16/03) nossa linda Cidade Imperial fará 174 anos. Em comemoração à esta data, estamos com uma programação especial. Confira:

http://migre.me/wbJKY

Exposições & Eventos

A sala temporária do Museu Imperial está com a exposição “Viva o Povo Brasileiro”, referência do artista Clécio Penedo. Ela revela os estudos inéditos que levaram o artista a cada uma de suas obras.

http://migre.me/wbJMc

O artista plástico Betto Pereira trouxe seu atelier para dentro do Shopping Estação Itaipava, com mais de 20 obras de seu acervo, misturando o abstrato com o figurativo. As telas representam o cotidiano, retratado através da cultura e da música de vários lugares do mundo.

http://migre.me/wbJMO

A Casa de Cláudio e Souza, até o dia 17 de março, está com a Exposição “Traços de Koeler e a Planta de Petrópolis” com réplicas dos principais trabalhos cartográficos do Major Júlio Frederico Koeler, incluindo a planta da cidade.

http://migre.me/wbJNE

Especialmente no mês de março, a Deguste (feira cervejeira) será entre os dias 15 e 18/03.

http://migre.me/wc67P

Para os pequenos

A Biblioteca Rocambole (Museu Imperial) trouxe neste mês leituras para comemorar o aniversário de Ruth Rocha, o Dia Nacional da Música Clássica, Dia dos Animais, Dia do Circo e Dia Mundial da Água. Estas programações estimularão as crianças através de oficinas criativas. As atividades são gratuitas.

http://migre.me/wbJOc

Espetáculo: “A Última História”.

Museu imperial receberá no próximo dia 16 de março, às 11h, o espetáculo infantil “A Última História”, do Teatro Circense Andança. O evento tem entrada franca e é aberto ao público.

A “Última História” além de utilizar músicas folclóricas, tem na musicalidade um meio de melhor desenvolvimento de sua narrativa. É um espetáculo que agrega teatro, palhaçaria, manipulação de bonecos, perna-de-pau e música ao vivo, enriquecendo a narrativa. Dessa forma, propõe uma singela reflexão sobre o verdadeiro e mais profundo sentido da alegria.

A história conta sobre a Trupe dos Trapos Coloridos da Fantasia. Quando três palhaças, que estão em busca da felicidade, se encontram em uma situação inesperada e são proibidas pelo Grande Senhor de realizarem sua apresentação.

Caso ocorra chuva, o espetáculo será cancelado. 

SOBRE O DIRETOR DA PEÇA: Madson José é ator, diretor, músico e palhaço. Iniciou sua formação em 1889, no curso básico de formação de atores da UFF. Coordena e dirige os trabalhos de Teatro Circense Andança desde sua criação. José atua no projeto Paiol de Histórias da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga coordenando e dirigindo oficinas teatrais. Foi premiado como diretor do espetáculo “A Última História”, pelo IV Festival Campista de Teatro Infantil.

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 - Centro, Petrópolis - RJ        

Circolando

Centro Histórico, na Praça da Liberdade, acontecerá o Projeto CIRCOlando, produzido pela Xdaquestão Produções. Em 2016 o projeto venceu o Edital do Conselho Municipal de Cultura, promovido pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e que esteve em 10 praças.

Fábio Branco, Nathan Cardoso e Léo Gaviole são os responsáveis em apresentar o circo de forma lúdica para as crianças através de oficinas e mostrando tudo de melhor que a arte mambembe tem a oferecer, seja como diversão, quanto para quem um dia deseja se tornar um artista.

As atividades começam às 10h com as inscrições, que serão feitas através de uma ficha cadastral com o produtor Maurício Araújo, em seguida é feita a abertura com a chegada dos atores e a apresentação das atividades.

Na programação oficial:

10h – Inscrição e Autorização de uso de imagem

Apresentação de ficha cadastral com todos os dados das crianças, autorização de uso de imagem por parte dos pais, verificação de alergias, contagem dos participantes e inclusão de pulseiras de identificação.

11h – Abertura

Chegada dos atores, apresentação do projeto, explicação sobre as atividades, organização das crianças em grupos. Bate papo sobre o que é o circo, quando, como e de que forma surgiu. Apresentação da arte circense como herança cultural e familiar e como arte popular e de todo o cidadão.

11h15 – Show de palhaços

O objetivo é demonstrar a arte circense através de uma apresentação, projetando alegria para todas as idades. Sendo um show por meio de palavras, sorrisos, gestos, vão transportar o público ao mundo encantado do circo. A proposta em questão oferece um espetáculo variado de forma que os profissionais vão manter tradição circense com a arte "clownesque", misturando, graça, ingenuidade, malabarismo, músicas de domínio público e acrobacias.

11h45– Show de Mágica

Ilusionismo ou mágica é a arte de encenar truques que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. O mais antigo registro de uma apresentação de mágica está em um papiro egípcio escrito por volta de 2000 a.C, que conta sobre um mágico chamado Dedi, e relata seu desempenho diante da corte do faraó Kéops. No projeto aqui apresentado as mágicas serão realizadas por Nathan Cardoso e dentre as atividades vão estar aparição de objetos, utilização de lenços, argolas, bengalas, varinha mágica, truques realizados com o público, dentre outras mágicas clássicas, cômicas e ventriloquismo que vão agradar as crianças, público alvo das atividades, bem como os pais e responsáveis.

12h15 – Oficina de perna de pau

Com uma brincadeira dos velhos tempos, o objetivo de se equilibrar numa perna de pau vai incentivar as crianças a superarem seus desafios. Essa atividade prazerosa ajuda na concentração e coordenação de movimentos, explorando novas habilidades como equilíbrio e percepção de espaço. Buscando resgatar uma brincadeira das gerações passadas, tem como objetivo de também despertar o interesse pela atividade física e mostrar pra criança que nem toda diversão vem do mundo eletrônico. Essa oficina propõe-se a resgatar a criança que brincava no quintal com atividades divertidas através da magia do Circo.

12h45 – Oficina de malabares

Mágica ou Técnica? O malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com agilidade e precisão. Estes objetos são itens que o artista usa para fazer o malabarismo, o qual pode ser feito com bolas, clavas, argolas, tochas, facas, serras, caixas, dentre outros.  A oficina de malabares tem como proposta de ensinar a técnica pra criança se sentir como mágico. Buscando iniciar os participantes à arte circense, a arte dos malabares será passada com muita interatividade e descontração. Ao confeccionar seu próprio malabar (bolinhas feita com balões de festa e painço) a criança aprenderá o passo a passo pra conseguir manipular as 3 bolinhas voando pelos ares. Essa proposta dela levar o malabar pra casa tem como objetivo incentivar a continuidade da prática. Estimulando a coordenação e concentração, cada participante terá uma experiência única de descobrir que pode fazer malabares com a implementação da técnica com persistência. Pensando na aplicação pedagógica da proposta, a técnica e persistência, podem ajudar na vida profissional e pessoal na busca de objetivos dos participantes.

13h15 - Finalização

Entrega de certificados de participação nas oficinas e convite para os próximos eventos.​

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2231-9707, (24) 99955-2730 e (24) 98101-4558, no e-mail contato@xdaquestaoproducoes.com.br ou na Fanpage da Xdaquestão Produções https://www.facebook.com/XdaquestaoProducoes.

Show

A música instrumental, produzida pelo saxofonista Léo Gandelman abre o Circuito de Música Instrumental do SESI e faz parte das comemorações do aniversário de Petrópolis. O artista subirá mais uma vez ao palco do Theatro D. Pedro para uma apresentação no dia 17/03 (sexta-feira) às 20h.

Esporte

No último domingo de março (26/03) ocorrerá o Circuito Desafio 2017. O percurso de 6km passará pelos principais pontos turísticos.

http://migre.me/wbJPw

Maratona Cultural

O evento gratuito acontecerá nos dias 15 e 16/03 repleto de manifestações artísticas de todos os segmentos culturais de Petrópolis com apresentações de música, dança, teatro, literatura, coral, bandas marciais, artes plásticas, audiovisual, entre outros. A iniciativa que acontecerá na Praça da Liberdade pretende valorizar os artistas petropolitanos.

http://migre.me/wbMpM

Aproveite para visitar as atrações turísticas e participe dos eventos deste mês de Março. Veja a beleza da cidade através dos mais variados ângulos e se apaixone!

Ótima semana e até o próximo post!


Comentários